Meditação e Teatro Indiano na disciplina Formas Espetaculares do Oriente

Em mais um estágio docente realizado na Universidade Estadual de Campinas, no curso de artes cênicas, pude desenvolver um pouco mais o projeto de pesquisa Concepções de corpo, arte e vida nas práticas corporais da tradição indiana em um contexto de ensino brasileiro, sob orientação da prof. dra. Marília Soares, docente do Departamento de Artes Corporais da referida insituição.

Supervisionada pelo prof. dr. Cassiano Sydow Quilici, pesquisador que se dedica às interfaces do Budismo nas Artes da Performance e às reflexões dessa prática milenar no contexto do ensino a artistas da cena, tive a oportunidade de falar um pouco sobre a experiência de aprendizado das artes tradicionais na Índia e trabalhar com alguns elementos de meditação do yoga e práticas corporais que aprendi um pouquinho em aulas de Kathakali. O objetivo da disciplina não era oferecer um treinamento aprofundado em determinadas práticas artísticas ou não artísticas da Índia, mas proporcionar a reflexão sobre as influências do teatro oriental no Ocidente a partir do século XX e levar os alunos a experimentar, na prática, conceitos discutidos teoricamente.

O conteúdo das aulas incluiu canto de notas musicais indianas, meditação, elementos de tai chi, teatro Nô, Butoh e Kathakali. 

Um dos alunos afirmou, após a experiência na disciplina, que: "As práticas algumas vezes ajudavam a me acalmar e a me concentrar no aqui-agora, então me tornavam mais presente e vivo. Ao mesmo tempo, me mostraram (o que se tornou ainda mais claro nos vídeos mostrados em aula) como é rica a diversidade cultural e teatral ao redor do mundo, e como são distantes as práticas orientais das nossas, então contribuíram para ampliar meu repertório e meus horizontes".



Comentários

Postagens mais visitadas