Kalbeliya - Dança dos povos ciganos da Índia



Kalbeliya Jogi - Ciganos do Rajastão

Os ciganos da Índia são chamados Kalbeliya Jogi. Esta antiga casta tribal rajastaní era uma das inúmeras castas que possuíam vida nômada, mudando-se de cidade a outra, até as dunas do Deserto de Thar.

Cada uma das castas nômadas da Índia possuíam seu papel na comunidade. A Kalbeliya Jogi é a dos encantadores de serpentes. Os homens desta tribo são especialistas em encontrar cobras para comercializar seu veneno para uso medicinal.

Os encantadores de serpentes também são conhecidos pela exibição das serpentes sagradas, que dançam hipnotizadas pelo som do Punji, o instrumento de bambu e de som agudo tocado como flauta.


Kalbeliya - A dança da serpente


A Dança Gypsy foi melhor difundida a partir do momento em que os ciganos levaram esta dança para os palcos e ruas como espetáculo.

Habitualmente, esta dança é praticada em festejos e casamentos. As meninas desde muito cedo aprendem os segredos da dança por imitação das bailarinas. As mulheres mais velhas cantam em coro com os músicos.

As dançarinas usam vestidos rodados com cores variadas. Também podem usar a tradicional roupa preta, com temas bordados em branco, amarelo e vermelho.

As mulheres ciganas Kalbeliya adoram os adornos prateados, os espelhinhos e os búzios.

Tantos elementos produzem uma dança poderosa e sensual, com movimentos que representam uma serpente.

A dança cigana é composta por giros e batidas de pés descalços, que chocalham e serpenteiam no chão de areia.

A mulher mostra sua força e leveza, movimentando e torcendo seu corpo sinuosamente. O uso do véu no cabelo é outro elemento que encanta a cena.

Esta dança é realizada em círculo, acompanha e expressa os mistérios da música tocada.



Para inspirar a curiosidade sobre essa cultura:



Latcho Drom, filme de Tony Gatlif, um documentário musicado sobre a vida e a dança dos grupos ciganos, do oriente ao ocidente.


  

Comentários

Postagens mais visitadas