Aulas de Bharatanatyam na disciplina Artes Corporais do Oriente na Unicamp

No primeiro semestre de 2014, participei de um estágio docente na Universidade Estadual de Campinas, na disciplina Artes Corporais do Oriente, supervisionado pela prof. dra. Mariana Andraus, docente do Departamento de Artes Corporais. O objetivo das aulas foi oferecer elementos introdutórios da dança clássica indiana bharatanatyam, com o intuito de favorecer a livre elaboração artística dos alunos e também proporcionar reflexões sobre a introdução desses ensinamentos no contexto educacional brasileiro. A proposta do curso integra a pesquisa Concepções de corpo, arte e vida nas práticas corporais da tradição indiana em um contexto de ensino brasileiro, sob orientação da prof. dra. Marília Soares, também docente no mesmo departamento. O projeto visa a investigar a inserção do yoga e da dança clássica indiana no Brasil em ambientes formais e não formais de ensino, abrangendo artistas em formação e pessoas vinculadas ou não às práticas artísticas.

Sobre a experiência com a técnica, um dos alunos expressa que: "a possibilidade de contar uma história linear pela Dança, com começo, meio e fim, foi algo bastante utilizado no ocidente em tempos passados, mas que atualmente, na dança contemporânea, foi caindo em desuso. Porém, a dança indiana me mostrou que pode ser uma escolha ainda possível, ainda interessante, ainda potente. Lembrou-me que contar uma história linear não necessariamente implica em cair no óbvio, no brega, no infantil, ou no anacrônico. Para o trabalho final desse semestre, eu e meu parceiro escolhemos o desafio de contar uma história linear e foi extremamente prazeroso, proveitoso e instigante. Aprendi muito". 

A oportunidade de estágio docente faz parte de um programa desenvolvido pela Unicamp e é um espaço no qual vários pesquisadores podem realizar trocas e se aprimorar na prática do ensino superior.




Créditos das fotos: Mariana Andraus

Comentários

Postagens mais visitadas