Os mantras e a ativação dos chakras

Introdução


Os mantras (ou sons) que estão descritos a seguir, quando vocalizados por nós, atuam na ativação dos sete grandes chakras (centros de energia), os quais se encontram ao longo de toda a coluna vertebral (merudanda, em sânscrito), sendo que o último deles culmina ao alto e ao centro da cabeça.
A origem da palavra chakra, vem do sânscrito, e significa “roda”. Deste modo, cada uma dessas rodas de energia constitui-se por nadis, que são os canais de energia por onde corre o prana, a bioenergia vital, presente no ar que respiramos. Uma metáfora de fácil entendimento sobre esse assunto seria a de comparar nossa constituição energética ao trânsito de uma grande cidade. Temos as ruas e as avenidas (que seriam as nadis) e os veículos que por elas transitam (o prana). Quando o trânsito está bom, os automóveis atravessam as ruas sem maiores problemas, ou seja, tudo flui mais tranquilamente, ao contrário das horas de pico, em que o tráfego fica congestionado, atrapalhando a livre circulação pelas ruas e avenidas... assim também somos nós, o prana, que nos proporciona todo o manancial energético, deve fluir de forma contínua pelas nadis, e estas devem, portanto, estar sempre descongestionadas. Mas, infelizmente, não é deste modo que vivemos e, por isso, estamos sujeitos a desenvolver estados constantes de tensões e bloqueios, devido aos vários processos de dificuldades vivenciados.


Entendendo a relação dos mantras com os chakras


Todo movimento produz ondas de energia numa dada freqüência, produzindo o som. De acordo com a própria Física, o som é a propagação de ondas que são sentidas por nós pelas suas vibrações. Ora, se os chakras são rodas em contínuo movimento significa que produzem energia, a qual deve estar sempre girando numa velocidade específica para seu bom funcionamento.Os indianos, há mais de 5 mil anos já sabiam disso, porque os grandes mestres antigos, em suas profundas meditações, ouviam esses sons produzidos pelos centros energéticos. Daí descobriu-se o som específico de cada chakra, também chamados de bija mantras (bija significa "raiz"). Quando proferidos diversas vezes, suas vibrações sintonizam-se com as dos chakras, intensificando os movimentos destes últimos.
Assim, pode-se trabalhar com o despertar de todos os siddhis, os poderes latentes nesses centros de energia, adormecidos pela falta de práticas mais conscientes e direcionadas.


Praticando a entoação dos bija mantras


Este exercício pode ser feito todos os dias, pela manhã ou à noite. Antes de iniciá-lo, sente-se em posição de meditação de forma firme e confortável, como, por exemplo, numa posição de pernas cruzadas. Mantenha a coluna ereta, a cabeça no prolongamento da coluna e os ombros relaxados. Feche os olhos. Respire pelas narinas de forma consciente e profunda.
Coloque a mão esquerda sobre o a testa, onde se localiza o “terceiro olho”, e a mão direita, aberta, em frente ao primeiro chakra (órgão sexual). Conservando essa posição, faça o mantra "LAM" diversas vezes. Depois, com a mão direita cerca de três dedos abaixo do umbigo, execute o mantra "VAM". Agora, com a mão direita em cima do umbigo, mantralize o "RAM", sendo o “erre” vibrante (como na palavra “orelha”). A mesma mão é colocada sobre o coração; vocalize o mantra "YAM". Com a mão na garganta, vocalize "HAM", sendo o som do “agá” pronunciado. Agora com a mão direita sobre o alto da cabeça, mantralize o "OM", de forma curta, várias vezes. Observe que, durante toda a prática, a mão esquerda é mantida sobre a testa, pois todos os processos terminam neste chakra, o que poderá ser melhor explicado num próximo artigo!
Faça as entoações mântricas, que vibrarão nos sete chakras principais, expandindo sua aura, fazendo com que as toxinas e os resíduos karmicos se dissolvam. Após esse exercício, você pode vocalizar cada um dos binja mantras na seqüência, um após o outro, proporcionando, a ativação e a ascensão da energia kundalini, chakra por chakra. Tal energia está relacionada aos poderes parapsíquicos que podem ser despertados por nós!

A seqüência será, portanto:


LAM
VAM

RAM

YAM

HAM

OM


Pratique sempre que puder, assim, os mantras servirão como um escudo invisível que o protegerá espiritualmente!


OM SHIVA!

Comentários

  1. Joana querida, aqui é a Neide do Lágrima Psicodélica...vi seu comentário lá no post do Chet Baker, o qual muito me emocionou...

    É incrível como neste universo tudo está realmente sincrozinado...eu te ajudei com o álbum indiretamente, vim pra cá conhecer o seu blog e me deparo com este ótimo conteúdo...gostaria muito de poder conversar com vc quando tiver um tempinho, se possível. Eu tenho grandes tendências a depressão, e aos poucos pretendo quem sabe, pegar algumas dicas com vc...

    Foi um enorme prazer, parabéns pelo teu trabalho, vou linkar seu blog no Portfolio X

    http://enochhaym.blogspot.com

    Beijos, seja feliz!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Neide, acredito que neste universo tudo está conectado, de uma forma ou de outra... basta apenas nos sintonizarmos com as vibrações que queremos absorver!

    Fico feliz em saber que este cantinho está alegrando a vida de algumas pessoas!

    Muito obrigada!

    Joana

    ResponderExcluir
  3. oi Joana
    parabéns pelo blog
    estava fazendo uma pesquisa qdo me deparei com ele
    olha qual o motivo da mão na testa ao entoar os mantras?? obg

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Gostei muito do blogue que esclarece bem uma forma mais intensa de activação dos chakras, diferente da que estou habituado, ou seja, através da mantralização das sete vogais da natureza. Pelo que percebi, utilizam uma correspondência:

    Sahasrara - IIIIII OM
    Ajna - IIIIII AUM
    Vishuda - EEEEEE HAM
    Anahata - OOOOOO YAM
    Manipura - UUUUU RAM
    Swadhistana - MMMMMM VAM
    Muladhara - SSSSS LAM

    Apenas acrescentaria o mantra AUM (mantraliza-se AAAAOOOOMMMM), específico para activar o chakra Ajna (acedi a essa informação no site www.gnosismexico.com).

    Os melhores cumprimentos e continuação de um óptimo trabalho,


    Hugo Roque

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!

    Gostei muito do blogue que esclarece bem uma forma mais intensa de activação dos chakras, diferente da que estou habituado, ou seja, através da mantralização das sete vogais da natureza. Pelo que percebi, utilizam uma correspondência:

    Sahasrara - IIIIII OM
    Ajna - IIIIII AUM
    Vishuda - EEEEEE HAM
    Anahata - OOOOOO YAM
    Manipura - UUUUU RAM
    Swadhistana - MMMMMM VAM
    Muladhara - SSSSS LAM

    Apenas acrescentaria o mantra AUM (mantraliza-se AAAAOOOOMMMM), específico para activar o chakra Ajna (acedi a essa informação no site www.gnosismexico.com).

    Os melhores cumprimentos e continuação de um óptimo trabalho,


    Hugo Roque

    ResponderExcluir
  6. Cara Isabel, ao colocarmos a mão sobre e testa, estamos nos conectando de forma mais consciente com a energia do 6o chakra, Ajña, cujo despertar aumenta nosso poder de intuição e percepção, auxiliando no processo de ativação dos outros chakras! Mas pode-se fazer também sem as mãos, o mais importante é a consciência que colocamos em tudo o que nos propomos a fazer!!! Boa sorte!!

    Olá Hugo Roque! Muito obrigada pela sugestão! Seja sempre bem-vindo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas