Os exercícios de respiração - Pranayamas

Dentre as várias práticas que constituem a ciência do yoga na Índia antiga, os exercícios de respiração, também conhecidos por Pranayamas, recebem uma atenção especial para os processos de purificações e para a melhoria na saúde do indivíduo, em geral.

Foi descrito pelo filósofo Patañjali, em seu Yoga Sutra (um famoso tratado do yoga), os oito passos para o praticante atingir o estado de Samadhi – a iluminação da consciência. Dentre estas oito categorias, a quarta etapa para tal feito seria o domínio da respiração.

O ato de respirar é tão natural, que muitas vezes não nos damos conta da importância de sua correta execução. Acredita-se que, se respirássemos de forma profunda e consciente, nossa vida seria muito mais longa...

A respiração correta é feita pelas narinas, pois assim se faz a polarização energética através dos canais de energia que percorrem toda nossa coluna, os quais culminam em nossas narinas. Quando feita pela boca, em alguns exercícios específicos, tem-se o objetivo de ativar alguns órgãos ou Chakras.

Muitas vezes o praticante não gosta, ou não tem paciência de executar os exercícios de respiração, pois estes atuam muito no corpo emocional, retirando os traumas emocionais, registrados principalmente no tórax e nas vias respiratórias. Tais processos são dolorosos de serem trabalhados, requerem disciplina e força de vontade do praticante! Para a medicina Ayurvedica, um desequilíbrio no aparelho respiratório está relacionado a um desequilíbrio emocional. Este pode relacionar-se à carência afetiva, a medos em relação à aceitação ou à rejeição afetiva e a dificuldades em lidar com o impulso da sexualidade.

É a partir destas concepções, um pouco resumidas, que deixo aqui descritas algumas técnicas respiratórias, cuja execução pode ser feita a qualquer momento de forma tranqüila, consciente!

Boa sorte, meus amigos!

OM SHIVA!

1) Respiração completa e com retenção

· Inspire lenta e profundamente pelas narinas, expanda abdômen e tórax, enchendo os pulmões de ar completamente. Encha-os primeiramente na parte baixa, depois média e depois alta e retenha o maior tempo possível. Precisando expirar, expire também pelas narinas lenta e profundamente, relaxando o tórax e contraindo um pouco o abdômen. Retire todo ar dos pulmões, primeiramente na parte alta, depois média e depois baixa, retendo com os pulmões vazios o maior tempo que conseguir. Repita várias vezes.
· Benefícios: Aumenta a capacidade pulmonar em alto grau. Acalma profundamente a mente e as emoções.

2) Respiração pela boca e expiração pelas narinas

· Com os lábios entreabertos, dentes cerrados, a língua atrás dos dentes, faça uma inspiração pela boca, fazendo um leve ruído com a passagem do ar por entre os dentes. Expanda abdômen e tórax, enchendo os pulmões de ar completamente. Encha-os primeiramente na parte baixa, depois média e depois alta. Feche os lábios e retenha o maior tempo possível. Antes de expirar engula a saliva e expire lenta e profundamente pelas narinas e retire todo ar dos pulmões, primeiramente na parte alta, depois média e depois baixa. Repita o exercício várias vezes.
· Benefícios: Refresca as vias respiratórias e todo o organismo, relaxando-o. Combate insônia e stress mental.

3) Respiração pela boca e expiração pelas narinas II

· Faça o mesmo exercício anterior, mas na inspiração coloque a língua para fora e em forma de calha (em forma de “U”) e com os lábios arredondados.
· Benefícios: os mesmos do exercício anterior.

4) Respiração quadrada

· Execute as quatro fases da respiração em um mesmo tempo, o qual você irá contar mentalmente: 1. Inspire lenta e profundamente pelas narinas, expanda abdômen e tórax, enchendo os pulmões de ar completamente e, ao mesmo tempo, conte mentalmente até dez. 2. Retenha agora com os pulmões cheios, mantendo abdômen e tórax expandidos e conte até dez. 3. Expire pelas narinas lenta e profundamente, relaxando o tórax e contraindo um pouco o abdômen e, ao mesmo tempo, conte mentalmente até dez. 4. Retenha com os pulmões vazios e mantenha o abdômen um pouco contraído, contando até dez. Repita várias vezes a seqüência.
· Benefícios: É um excelente exercício para concentrar a mente e retirar as tensões emocionais. Traz equilíbrio, harmonia e integração. Aumenta o autodomínio físico e psíquico.

PARA SABER MAIS:

Comentários

  1. Namaste Joana :)
    Passando para agradecer pelo poema de Gianluca Manzi que deixou em outro blog. Estava ouvindo o álbum, coloquei as primeiras partes no Google e achei postado por você. Pode ser que eu tenha algum outro álbum que tenha perdido, se puder ajudar, será um prazer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas