Elucidações sobre a aprendizagem da dança clássica na Índia

A dança clássica sempre me atraiu pela sua forma perfeita e precisa e pelo seu método organizado e codificado, transmitidos de geração a geração. Na Índia, esta forma de ensino e aprendizagem é feita de forma ritualística e simbólica. A relação professor-aluno é mais especialmente chamada de Parampara Gurukulam, construída entre mestre-discípulo, através da qual se estabelece uma troca além da prática em si, pois que se cria uma admiração para toda a vida.

Inicialmente, ao Mestre é oferecido o Dakshna, que pode ser feito com flores, folha especial e sementes. Este gesto simboliza o respeito e a reverência do discípulo para com aquele que se disponibiliza a ensinar-lhe lições valorosas!

Após isso, as aulas sempre iniciam e encerram com uma saudação que envolve batidas dos pés, gestos (Mudras) com as mãos. Estas devem ser levadas ao solo e aos olhos, para que se possa reverenciar e demonstrar respeito à Mãe Terra, a qual nos confere firmeza e estabilidade na dança.

A partir de então, todo um universo se abre para o praticante, que será desafiado em sua resistência, disciplina, persistência e devoção!

Boa sorte!!!




Comentários

Postagens mais visitadas