A Música Carnática e sua relação com a dança

Existem dois tipos de música clássica na Índia: Hindhustāni, proveniente do norte, e Carnātic, originário do sul. O estilo de música que acompanha o Bharathanatyam é o estilo Carnático. Numa performance de Bharathanatyam, tradicionalmente os músicos ficam sentados ao lado direito do palco e o dançarino sempre presta agradecimento a eles ao início e ao fim de sua apresentação, tocando-lhes os pés, num gesto simbólico.

Normalmente, os instrumentos usados para acompanhar o vocal são: a flauta ou o violino, a Veena e a Thambura; como percussão para o ritmo dos pés têm-se sempre o Mridangam e o Nattuvangan. Outros instrumentos podem ser usados numa performance de música carnática. Hoje em dia, até mesmo o saxophone vem sendo usado, adaptando-se ao estilo. A seguir, alguns dos instrumentos usualmente utilizados vêm representados:

Saraswati Veena


O nome deste instrumento de cordas é em respeito à Deusa Saraswati, patrona da música e das artes em geral. A Veena possui um largo corpo arredondado e mede por volta de um metro de comprimento. Em sua extremidade, geralmente há o desenho de um dragão. A tradição de seu fabrico se mantém forte na região de Thanjavur, em Tamil Nadu, sul da Índia.

Violino



Embora, não seja um instrumento tradicional da Índia, o violino vem sendo um importante elemento na música carnática desde o século XVIII. A forma de apoiá-lo sobre o corpo difere do estilo ocidental, pois, ao invés de segurar o braço com uma das mãos, o músico o coloca sobre uma das pernas.

Mridangam


O Mridangam é um instrumento de percussão, posicionado inclinadamente sobre uma das pernas, no chão, e é tocado de tal forma, que se tem a impressão de ouvir uma voz.

Morsing

Este pequeno instrumento adiciona sons percussivos ao Mridangam. O músico o posiciona sobre os dentes, manipulando-o com movimentos da lingual, a respiração e
a abertura dos lábios.

Ghatam


Este pote de barro, com o corpo arredondado e parte interna contendo metal em pó, permite ao músico produzir sons percussivos através de batidas rítmicas sobre várias de suas partes, cujos sons podem variar desde tons baixos e graves até altos e agudos.



Ghanjira

O Ghanjira, outro instrumento de percussão, assemelha-se ao pandeiro, porém é tocado de forma diferente. Para afiná-lo, deve-se umedecer a superfície interna do instrumento até obter o som desejado.




Thampura (tempura, tamboura)
A Thampura é um alaúde, usualmente com 4 ou 5 cordas. Materiais como lã e seda são colocados entre a corda para se atingir o tom adequado. Hoje em dia, costuma ser substituído por uma caixa eletrônica, que dá o tom para os músicos tocarem.

Comentários

  1. Olá,
    interessante estes instrumentos, qual deles foi o que vc aprendeu a tocar na India?
    Vc já está bem afinadinha com a música?
    Boa sorte e beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas