Queridos Gurus

Nessa caminhada de aprendizados das artes indianas, alguns gurus, ou mestres, se tornaram pessoas especiais pelas suas capacidades de persistência, tolerância e dedicação. Aqui dedico algumas linhas sobre eles.



Sri Babaji Desai (Arnaldo de Almeida) é Mestre do Shivam Yoga e funcionário da Universidade Federal de Ouro Preto. Há 35 anos, dedica-se ao estudo e à prática de Yoga. Reside em Ouro Preto, Minas Gerais, onde fundou o Shivam Yoga Ashram, tendo criado diversos cursos na área, tais como o de Formação em Shivam Yoga e o de Massoterapia Ayruvedica. Anualmente, visita a Índia, berço de sua inspiração e realiza cursos de especialização nas filosofias do yoga tântrico.




Anupama S. Pillai é dançarina, coreógrafa e professora de danças clássicas indianas. Iniciou seus estudos na infância, aos 5 anos, tendo se destacado com diversos prêmios pelas suas performances. É Mestre em Bharathanatyam e especializada nas danças Mohiniattam, Kuchipudi e Kathakali. A dançarina segue os estilos Kalakshetra de Bharathanatyam (Guru RLV Radhamani Kumar) e Kalamandalam de Mohiniattam e Kathakali (Gurus Leelamma e Krishna Prasad). Atualmente, reside em Dubai, onde dirige a escola Tarang Performing Arts Training Center.


Sri Chengannur Subhash Kumar é percussionista em música clássica carnática. Nasceu em Kerala, Índia, e iniciou seus estudos em música ainda na infância. Escolheu o Mridangam como instrumento principal, e foi treinado pelo seu guru Sri Karaikudi R. Mani, seguindo o sistema tradicional de ensino na Índia, o gurukulam, transmissão entre mestre-discípulo.


Além do Mridangam, Sri Subhash Kumar toca Ghanjira, Ghatam e Morsing. Dirige a escola Mridanga Vidyapeedam, fundada por ele em 1995, junto à sua esposa Manju, uma competente cantora e professora de Vocal Carnático.

Comentários

Postagens mais visitadas